calley schwaber

Attorney at law

SOBRE

PROFESSOR ADJUNTO III DE DEMOGRAFIA

Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)

Coordenador

Curso de Graduação em Ciências Socioambientais, Universidade Federal de Minas Gerais

Sub coordenador

Programa de Pós-Graduação em Demografia (Nota 7 – CAPES), Universidade Federal de Minas Gerais

Cientista Colaborador

ACT/Indiana University, EUA

Áreas de especialização:

Demografia e psicologia ambiental, migração, métodos quantitativos, desenvolvimento, métodos de pesquisa de campo.

Em 2012, Gilvan Guedes se juntou ao corpo docente da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), bem como ao quadro permanente de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR), ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Anteriormente, foi Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade e Administração da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), tendo também integrado o corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Integrada do Território (GIT) e do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia desta universidade. Foi membro fundador e o primeiro diretor do Observatório Interdisciplinar do Território (OBIT), criado em 2012. Prof. Guedes possui graduação em Ciências Econômicas (2003), M.B.A. em Gestão Financeira (2005), Doutorado em Demografia pelo Cedeplar/UFMG (2010) e pós-doutorado em Demografia Ambiental pela Environmental Change Initiative – Brown University (2011).

Prof. Guedes tem foco principais focos de pesquisa a coleção entre sistemas de uso do solo e demografia domiciliar em áreas de fronteira, atitude e comportamento ambiental, métodos de pesquisa de campo e técnicas quantitativas aplicadas a estudos populacionais, bem como desenvolvimento econômico (pobreza, desigualdade, e transferência de renda). Ele está publicando um livro, Grade of Membership: conceitos básicos e aplicação empírica usando o programa GoM para Windows, Linux, Stata e R. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016, o qual revisa os princípios teóricos sobre métodos de classificação nebulosa e provê um tutorial detalhado, passo-a-passo, sobre como usar o método Grade of Membership em diferentes ambientes e softwares.

Para adquirir o livro, clique aqui.

Grade of Membership

Prof. Guedes recebeu o prêmio de melhor tese de Doutorado defendida em 2010 na área de Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Federal de Minas Gerais, bem como o Grande Prêmio de Teses para as Ciências Sociais Aplicadas pela melhor tese brasileira, outorgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem publicado trabalhos em vários periódicos, nacionais e internacionais, como Population and Environment, Social Science Research, Human Ecology, Journal of Sustainable Development, Revista Brasileira de Economia, Revista Brasileira de Estudos Populacionais, Cadernos de Saúde Pública, Revista de Administração de Empresas, Notas de Población, Papeles de Población, entre outros. É do comitê editorial e parecerista de vários periódicos nacionais e internacionais. É membro permanente do Corpo Editorial de três periódicos: IAFOR Journal of Sustainability, Energy and the Environment, Revista Econômica do Nordeste e Revista Espinhaço, e tem servido como parecerista ad-hoc de vários periódicos, como Science, Population and Environment, Human Ecology, Global Environmental Change, Remote Sensing, Demographic Research, Cadernos de Saúde PúblicaRevista Brasileira de Estudos Populacionais, entre outros.